quarta-feira, 19 de setembro de 2007

4° Pelotão CFS em Instrução de Tiro

O 4° Pelotão do CFS pôs em prática os conhecimento adquiridos referente a disciplina Armamento, munição e tiro defensivo. A ênfase aqui é o método Girald de preservação da vida.

A disciplina ministrada pelo 1° Ten PM Josimar, instrutor do método, teve como prática inicialmente com a pistola PT 940, calibre .40 mm, utilizada pela Corporação. Posteriormente será praticado com a carabina Magal .30mm.

Vale ressaltar a participação e apoio do Sgt PM Machado e o Al CFS PM Tobias durante a prática.



Sgt PM Machado


AL CFS Cunha, Tobias e Edson Lira

1° TEN PM JOSIMAR - INSTRUTOR

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Destaque do mês – AL CFS PM Mariano

O Aluno Mariano do Curso de Formação de Sargentos PM consagrou-se campeão do torneio de Judô, na categoria até 70 kg, realizado no dia 11 de setembro, por ocasião dos eventos esportivos em comemoração ao aniversário de criação do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).

Faixa preta 1° DAN em Judô, o Al CFS PM Mariano, vem se destacando no referido curso em atividades que requerem alta capacitação profissional, bem como, as que demonstram o cuidado e zelo pelo aprimoramento técnico-profissional.

Dentre essas ações foi protagonistas de um heróico salvamento, no dia 01 de julho, por volta das 10:20h, quando de serviço de policiamento ostensivo na praia de outeiro.

Mariano ao perceber que um adolescente estava se afogando, foi de encontro ao mesmo e ao retirá-lo da água observou que o mesmo estava desacordado. Ao preceder de imediato, ações de pronto-socorrismo, tais como massagem torácica e respiração boca-a-boca, a vítima respondeu positivamente, sendo então conduzido para o Posto do Corpo de Bombeiros para melhor acompanhamento. Neste local o adolescente se identificou como Jhonatan Costa Silva, de 12 anos de idade.


terça-feira, 11 de setembro de 2007

Finais de semana tranquilos em outeiro

A comunidade de outeiro, assim como, aqueles que frequentam as praia da ilha nos finais de semana tem percebido que a tranquilidade agora faz parte de seu cotidiano.


Durante os finais de semana Oficiais, praças e alunos deste centro de ensino garantem a segurança aos banistas que frequentam as praias da Ilha, uma das razoes pela qual outeiro ficou de fora das estatísticas de crimes durante a operação verão 2007, segundo dados do Comando da Corporação.

Os policiais são postados estrategicamente nos locais de maior concentração de pessoas, bem como, uma viatura comandada por um oficial faz o patrulhamento preventivo das áreas adjacentes a praia. Viaturas da ROTAM também reforçam o policiamento.

Através do policiamento ostensivo a pé os policiais do CFAP exercitam a interatividade com a comunidade, a manutenção de ações preventivas e principalmente demonstram cidadania, uma das principais metas do comando da Ten Cel PM Susi.


praia de outeiro

guarnição de Alunos do CFS

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Projeto Cidadania AMOR

Projeto Cidadania AMOR – Artes Marciais Operando Resultados nasceu em 2003 e reescreveu o destino de centenas de crianças em situação de risco social em Outeiro.

Implantado pelo Sargento Nascimento tem um objetivo rigorosamente definido: contribuir para um futuro melhor das crianças e jovens. O Sgt Nascimento explica que a idéias surgiu do olhar dele para a situação de risco em que via as crianças e adolescentes nas ruas. "Naquele momento senti que deveria contribuir para o futuro deles", conta o sargento. O resultado hoje são campeões de karatê. Nos últimos dois anos os atletas do projeto "AMOR" têm conquistado títulos nos campeonatos brasileiros. Débora Ellem, 13 anos, é campeã brasileira, Erlana Silva é vice-campeã, assim como, Noeli Souza e Arielson Freitas, que ostentam títulos de campeões nacionais na sua categoria e faia etária.
Atualmente o projeto abriga 325 crianças e adolescentes . As atividades propiciam o resgate da auto-estima, a sedimentação de valores de cidadania e novas perspectivas de vida para crianças e adolescentes.
O crescimento na formação de campeões na vida tem sido notável, em 2005 foram 11 atletas do projeto para a disputa do campeonato brasileiro, no ano passado esse número subiu para 19 e 4 deles trouxeram para o Estado os títulos brasileiros.
O próprio sargento Nascimento é faixa preta em karatê, com o domínio de mais três artes marciais, judô, jiu-jitsu e Tai-kendô.
As aulas são ministradas pelo próprio Sgt. Nascimento nas dependencias do CFAP, com apoio incondicional da Ten Cel PM Susi, comandante da Unidade.

A mais recente vitória do projeto AMOR foi na participação da IX Copa SOFHOS – 2007, onde o equipe obteve 16 campeões, 09 vice-campeões e 10 terceiros lugares.









sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Em ato heróico aluno do CFS faz salvamento em Cotijuba

O Aluno do Curso de Formação de Sargentos PM Carlos Marcelo Rodrigues do Rosário, mostrou, em ato heróico, que está disposto a colocar sua vida em perigo para salvar a de quem estiver necessitando.

Por volta de 13h00min, do dia 10/07/07, estando de folga na praia do “Vai –quem-quer, na Ilha de Cotijuba, percebeu que um adolescente estava tomando banho em uma área perigosa da praia, onde a tempos atrás, um mergulhador profissional havia morrido, o que fez com que o militar advertisse familiares do adolescente. A partir de então percebeu que garoto apresentava sinais de afogamento o que diante da inércia dos familiares fez com que Carlos nadasse até o local para efetuar o salvamento.

A correnteza forte e agitada fez com que a dificuldade aumentasse ainda mais, além de considerar que o militar nunca havia participado de treinamento dessa natureza e magnitude.

Em determinado momento sentindo o cansaço e seus limites ao extremo Carlos pensou em desistir, contudo, um fato lhe chamou atenção: “vi minha filha ao longe. Me encorajou e me deu forças para sair daquela área de perigo”.

O Al CFS PM Carlos já quase sem energia conseguiu trazer o adolescente até a margem de onde foi encaminhado para o posto de saúde.

Após o atendimento o adolescente se recuperou e veio a saber que se tratava de Jailson Henriques Cavalcante, de 11 anos de idade, a mesma idade de sua filha Camila.
“Agradeço a Deus e a minha filha por estar vivo”

AL CFS CARLOS - 6° Pelotão

Aluno Sargento prende assaltante e evita linchamento

O aluno CFS PM ALEIXO, no dia 30/08/07, no momento em que retornava para sua residência, por volta de 13:30 h, na Rod. Augusto Montenegro, foi informado por populares que um roubo havia acontecido naquele momento e que o suspeito estava evadindo-se do local a poucos metros dali. De posse dessa informação Aleixo acompanhou o suspeito, o qual caminhava livremente como se nada tivesse acontecido, momento em o militar, aproveitando-se do descuido do suspeito, fez uso de técnicas de imobilização, ensinadas na disciplina defesa pessoal, vindo a conter e neutralizar o suspeito, sem ter que fazer uso de força desnecessária, assim como, também não precisou fazer uso da arma de fogo. Diante da situação, populares tentaram linchar o suspeito, o que foi evitado pelo AL CFS PM Aleixo, preservando a incolumidade física do suspeito até a chagada de uma viatura do 6° BPM que conduziu vítimas e suspeito até a seccional para lavratura do ato.

AL CFS ALEIXO - 3° Pelotão

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Balanço da Operação Verão 2007

"Um novo começo na Polícia Militar do Pará". Esse não é só um lema, mas sim uma diretriz de comando estabelecida e executada pelo Comando do CFAP, na gestão da Ten Cel PM Susi.

Os resultados desta forma inovadora e ao mesmo tempo simples de operacionalização dos meios disponíveis se refletiu diretamente nos resultados oficiais da Operação Verão 2007 divulgado pelo Comando da Corporação, durante entrevista coletiva.

Foram divulgados os seis locais com maior incidência de ocorrências, dentre os quais Outeiro não está incluído. Todo efetivo do CFAP, além dos alunos do CFS e alunos da Academia de Polícia Militar "cel Fontoura" somaram esforços para garantir ao balneário um lazer com segurança e respeito.

O velho estigma de que em Outeiro era um dos locais com maiores índices de ocorrências policiais durante o verão dessa vez, vai ficar no pretérito.
Abaixo um trecho de matéria extraída do Jornal O Liberal, de 01/08/08, a seguir:

"A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará divulgou o balanço da 'Operação Verão 2007', com os números de atendimentos, ocorrências e fiscalizações do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Corpo de Bombeiros Militar e polícias Militar e Civil. No ranking da violência feito pela PM, Mosqueiro liderou: foram 221 ocorrências. Segundo o comando da corporação, os crimes mais comuns foram os furtos, seguidos de lesões corporais e roubos. Grande parte dos delitos cometidos tem relação com os excessos com bebidas alcoólicas, principalmente, por parte das vítimas.
Barcarena e Abaetetuba estão em segundo na lista da PM dos municípios com mais ocorrências, com 92 atendimentos. Vigia, Colares e São Caetano de Odivelas vêm em terceiro, com 71. Bragança, Viseu e Ajuruteua estão na quarta colocação, com 69 registros. Marapanim, Marudá e Algodoal têm 29 e estão em quinto. Já Salinópolis tem 27 e ficou na sexta posição. O coronel PM José Osmar de Albuquerque Neto explicou que o aumento de registro em cidades que antes não eram sequer citadas tem relação com o reforço do efetivo nestes balneários. Este ano, a corporação distribuiu mais 1.183 homens em 38 municípios."

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Novos valores para as diárias

Com a portaria abaixo descrita o governo do Estado atualiza os valores das diárias.

PORTARIA Nº 0419/GS, DE 11 DE JULHO DE 2007 .
A SECRETÁRIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e
CONSIDERANDO o disposto no art. 11 do Decreto nº 734 de 07 de abril de 1992,
CONSIDERANDO ainda os termos do Processo nº 2007/253726, quanto à necessidade de reajustar os valores das diárias concedidas aos servidores públicos civis e aos militares de forma a compatibilizar os valores atuais, em relação ao real custo de hospedagem no território nacional, visando assegurar o cumprimento dos programas de trabalho da administração estadual,

RESOLVE:
I - Ficam alterados os valores das Diárias de que tratam os anexos I e II da portaria nº 501 de 03 de maio de 2003, na forma definida nas tabelas em anexo.
II - Os efeitos da presente portaria, passam a vigorar a partir de 1º de julho de 2007.
III - Dê-se ciência, registre-se, publique-se e cumpra-se.

Belém, 11 de julho de 2007.
MARIA APARECIDA BARROS CAVALCANTE
Secretária de Estado de Administração

ANEXO I
TABELAS DE DIÁRIAS - PESSOAL CIVIL (TERRITÓRIO NACIONAL)

Obs: Os valores das diárias, para o Território Nacional, fora do Estado do Pará, concedidas aos servidores Civis e aos Militares, serão acrescidas de 20% (vinte por cento), calculado sobre o valor básico fixado para o nível 2, do anexo I, destinado a cobrir despesas de deslocamento até o local de embarque, trabalho ou de hospedagem e vice-versa.

ANEXO II
TABELAS DE DIÁRIAS - PESSOAL MILITAR (TERRITÓRIO NACIONAL)

Obs: AS DIÁRIAS DE QUE TRATA O ANEXO II, COMPREENDEM UMA DIÁRIA DE ALIMENTAÇÃO, SENDO ATRIBUÍDO IGUAL VALOR A DIÁRIA DE POUSADA.


* DIÁRIO OFICIAL Nº. 30965 de 12/07/2007

domingo, 8 de julho de 2007

Bombeiros e PM marcam presença

Em tempos de grande preocupação com a segurança, policias militares andavam em grupo de cinco homens, no Outeiro. Viam-se vários deles em diferentes pontos da praia. Também nas praças e nas ruas ao longo das quais circulavam muitas pessoas. Um dos policiais comentou que não havia sido registrada nenhuma ocorrência.

A população estava se comportando bem até a metade da tarde. À noite ainda ia cair com seus mistérios e o álcool ainda estava sendo ingerido. Pequenos conselhos e pequenos socorros. Nada de grave.

Uma senhora alcoolizada deu um pouco trabalho. 'Ela queria se afogar, está bêbada e não queria sair da água', comentou um salva vidas do Corpo de Bombeiros. A praia Grande estava muito vigiada pelos Bombeiros. Eram várias duplas distribuídas no percurso da praia, próximo à água.
Hoje, domingo, a fiscalização e apoio da polícia devem ser redobrados, pois a ilha estará ainda mais cheia.
* matéria extraída do jornal Amazônia Hoje de 08/07/2007

Cerca de 50 mil disputam vaga na PM

Coordenação considera fraco o último dia para inscrições ao concurso

O último dia para a entrega dos formulários de inscrição do concurso para Oficiais e Soldados da Polícia Militar, realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) foi tranqüilo. Quem deixou para última hora não enfrentou filas. Ontem pela manhã, o número de pessoas que procuram os três postos para fazer a devolução da ficha de inscrição foi considerado pequeno.

No ginásio da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Guamá, três atendentes aguardavam os candidatos ao concurso para a entrega de formulários. Assim que chegou ao ginásio, próximo das 9h30 da manhã de ontem, o desempregado Cláudio Rocha foi logo atendido. 'Pensei que estivesse lotado e me supreendi quando não vi ninguém', contou. Ele justificou a entrega somente no último dia devido a falta de dinheiro. 'Estou sem emprego e só consegui o dinheiro para fazer a minha inscrição ontem (sexta-feira), por isso só hoje (ontem) vim fazer a devolução da ficha', contou.

Na Universidade do Estado do Pará (Uepa) também não houve filas. Os candidatos que chegavam para fazer a entrega dos formulários e eram atendidos pelos mais sete funcionários disponíveis para esse serviço. 'Fiz a minha inscrição na última quinta-feira (5), mas só pude vir hoje (ontem) porque estava de plantão no meu trabalho', justificou a enfermeira Silvana Macedo.

O concurso oferece 1700 vagas para o posto de soldado e 100 para o posto de oficial, sendo 80 para homens e 20 para mulheres. Os salários variam de R$ 380 a R$ 1.454. A prova objetiva será realizada no dia 26 de agosto.

Os candidatos devem ficar atentos a partir de agora a entrega dos cartões de inscrição com os locais de prova, que serão entregues do dia 31 de julho ao dia 10 de agosto, exceto aos sábados e domingos. Os endereços dos postos de entrega também se encontram no edital e no manual do candidato.

Na última sexta-feira, os postos de atendimento e de compra dos formulário apresentaram a maior movimentação desde o início das inscrições. O posto mais visitado foi o do Shopping Castanheira, com movimentação intensa desde as 10h. O ginásio da Uepa também apresentou grande movimento. O local mais tranqüilo foi o ginásio da UFPA.

Segundo a coordenadora do setor de Cursos e Concursos da Fadesp, Leila Lamarão, a expectativa inicial era de 40 mil inscritos. Mas, devido à grande procura no último dia de vendas dos formulários, ela prevê agora mais de 50 mil inscritos. 'Somente no meio da semana vamos fechar o número exato de inscritos', ressaltou a coordenadora.

Os candidatos que não conseguiram obter o formulário de inscrição nos postos da Big Ben, mas pagaram a inscrição em tempo hábil (até às 20 horas de sexta-feira, 06), devem se dirigir a partir da quarta-feira, 11, à sede da Fadesp (Rua Augusto Corrêa s/n - Campus Universitário do Guamá) para obter o documento e efetivar a inscrição no concurso.
* matéria extraída do jornal O Liberal de 08/07/2007.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Qualidade de Vida

Uma palestra sobre qualidade de vida foi o foco principal das atividades dos alunos do CFS.
A palestra organizada pelo Ten PM Diógenes, Chefe da Seção de Educação Física do CFAP, teve como palestrante o Dr. Nicholas, médico, coordenador do programa de qualidade de vida da São Bráz Saúde e Diretor do Programa de Qualidade de Vida da DRH.

Como a atividade era comum a todos os 08 pelotões do curso, ou seja, para os 337 alunos, foi realizada no salão social do clube de subtenentes e sargentos da PMPA.

Ao término da palestra o Aluno CFS Santana fez os agradecimentos em nome do corpo de alunos, bem como, a Ten Cel PM Susi, cmte do CFAP, enfatizou a importância de palestras com estes temas para a formação do futuro sargento PM, assim como, para cada policial, afim de manter o corpo e a mente preparados para o nosso dia-a-dia.

Finalizando, um momento ecumênico e de reflexão foi realizado através das palavras e mensagens deixadas pelo Ten PM Juliano, além de uma grande oração realizado por todos os presentes.


Dr. Nicholas, coordenador do Prog. Qual. de vida da São Bráz Saúde



Al CFS Santana e Dr. Nicholas

Ten Cel PM Susi

Ten PM Juliano

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Chega a vez do 1° Pelotão CFS na prática de tiro defensivo

Os alunos do 1° Pelotão CFS realizaram no stand de tiro do IESP a parte prática da disciplina Tiro Defensivo, com pistola calibre .40.

De acordo com as finalidades e métodos de avaliação aplicados pelo Ten PM Palheta aos alunos do 3° Pelotão CFS (postagem anterior), este futuros sargentos tiveram que colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula e nas oficinas práticas de manuseio de armamento.
Vale ressaltar que no momento da realização dos disparos com o armamento, na área prática do stand de tiro, são indispensáveis, a cada aluno, o uso dos equipamentos de segurança e proteção individual, tais como o colete, o abafador e os óculos de proteção.
O oficial Instrutor da Disciplina destaca a participação importantíssima do SGT PM DE LIMA, que vem colaborando grandemente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, em cada instrução prática dos pelotões do CFS, nesta fase da disciplina em que requer maior atenção de cada participante, frente à importância desta disciplina.







SGT PM DE LIMA E TEN PM PALHETA

terça-feira, 26 de junho de 2007

3° Pelotão CFS em instrução prática

Na manhã de hoje os alunos do 3° Pelotão CFS finalizaram a disciplina Tiro Defensivo, com pistola calibre .40, disciplina esta iniciada conforme postado no dia 14 de Junho de 2007.

Nesta instrução os alunos foram avaliados na prática do Tiro Defensivo em alvos a 5, 7 e 10 metros, seguindo a doutrina do Método Giraldi. Porém, apenas acertar os disparos nos alvos não é suficiente para avaliar de forma satisfatória o aluno. Todos os procedimentos de segurança e manejo do armamento são considerados pelo Ten PM Palheta na hora da nota final de cada aluno.