quinta-feira, 12 de junho de 2008

Histórico do CFAP

No ano de 1973, o Sr. Cel PM DOUGLAS FARIAS DE SOUZA, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, sentindo uma deficiência na formação policial militar dos Praças, decidiu criar o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), através do Boletim Geral nº. 035 de 17 DEZ 73 instalando-o no quartel do antigo BATALHÃO DE DESTACAMENTO, a 15 de ABR 74, atual CME (Comando de Missões Especiais). Assim veio a preencher uma lacuna dentro da instituição.

Posteriormente, a 12 JUL 76, tivemos a transferência, das instalações da Unidade para Outeiro, onde passou a funcionar no prédio do antigo COLÉGIO AGRÍCOLA MANOEL BARATA.

Finalmente criado através do Decreto governamental nº. 2.242 em 17 MAI 82, o CFAP solidificou-se como o principal e pioneiro centro de formação policial, ocupando um prédio neoclássico do final do século XIX, na ilha de Caratateua, desempenhado, ao longo desses anos, com retidão e responsabilidade, sua nobre missão. O CFAP é uma Unidade de Ensino Profissional/Técnico de Segurança Pública da Policia Militar do Pará destinada a promover a formação, o aperfeiçoamento, à habilitação, à adaptação, à especialização e à capacitação de Praças da Policia Militar.

O CFAP vem dedicando esforços crescentes na busca de uma excelência na qualidade de ensino no que tange à formação, capacitação, treinamento, estágio e demais atividades que são submetidas as Praças de nossa Corporação, sempre com o propósito de melhor atender a Sociedade Paraense, com um Profissional de Segurança do Cidadão voltado para a Doutrina dos Direitos Humanos, do Tiro Defensivo na Preservação da Vida, consciente de seus direitos e deveres, enfim atuando com segurança em suas ações no mister da Segurança Pública no nosso Estado.

2 comentários:

Unknown disse...

qual o atual endereço do cfap??

Ângelo disse...

O Cfap localiza-se na Av. Dr. Freitas, esq com Almirante Barroso, bairro do Marco.