A disciplina Defesa Pessoal, atividade eminentemente prática, já está sendo ministrada ao efetivo do 2° pelotão CFS e visa capacitar os policiais à execução, com qualidade, de técnicas de defesa pessoal básica com movimentos de fácil aprendizagem e melhor eficiência, com vista a utilizar em último caso o armamento nas ocorrências Policiais.
Dentre os objetivos destaca-se:
- Padronizar técnicas e movimentos motores na execução da defesa pessoal básica que visem à consciência corporal.
- Exercitar a evolução da mecânica dos movimentos, mediante os fundamentos da visão holística.
- Possibilitar o uso de estratégias de avaliação da hora e momento exato para execução consciente, eficaz e segura da técnica a ser aplicada.
Dentre essas técnicas o instrutor da disciplina 3° SGT PM Nascimento dá enfase ao treinamento técnico e aplicação tática do bastão policial tipo II (tonfa), como o próprio militar comenta:
"Esse treinamento tem como objetivo principal, o despertar do profissional de segurança pública, da importância de que a mesma passou a ter, para melhor desenvoltura, em seus atendimentos à população em geral. Devendo-se destacar que na própria formação deste profissional, em todos os curso de formação da Corporação, já possuem instrutores capacitados e sintonizados com os preceitos dos direitos humanos, tanto assim, que hoje nesta formação se aprende os princípios para o uso legal da força, que são os seguintes:
1) Legalidade - proporcionalidade;
2) Necessidade - oportunidade.
Tendo ciência desses princípios, já observamos uma grande diminuição das queixas por abuso de autoridade. Após a introdução do bastão policial (tonfa) na Polícia Militar do Pará, o aluno em formação passou a ter mais confiança em outra opção de ataque e defesa, mesmo com a utilização da força, sem precisar chegar ao seu uso extremo (arma de fogo)."
Faixa preta 4° DAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário