sexta-feira, 29 de junho de 2007

Qualidade de Vida

Uma palestra sobre qualidade de vida foi o foco principal das atividades dos alunos do CFS.
A palestra organizada pelo Ten PM Diógenes, Chefe da Seção de Educação Física do CFAP, teve como palestrante o Dr. Nicholas, médico, coordenador do programa de qualidade de vida da São Bráz Saúde e Diretor do Programa de Qualidade de Vida da DRH.

Como a atividade era comum a todos os 08 pelotões do curso, ou seja, para os 337 alunos, foi realizada no salão social do clube de subtenentes e sargentos da PMPA.

Ao término da palestra o Aluno CFS Santana fez os agradecimentos em nome do corpo de alunos, bem como, a Ten Cel PM Susi, cmte do CFAP, enfatizou a importância de palestras com estes temas para a formação do futuro sargento PM, assim como, para cada policial, afim de manter o corpo e a mente preparados para o nosso dia-a-dia.

Finalizando, um momento ecumênico e de reflexão foi realizado através das palavras e mensagens deixadas pelo Ten PM Juliano, além de uma grande oração realizado por todos os presentes.


Dr. Nicholas, coordenador do Prog. Qual. de vida da São Bráz Saúde



Al CFS Santana e Dr. Nicholas

Ten Cel PM Susi

Ten PM Juliano

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Chega a vez do 1° Pelotão CFS na prática de tiro defensivo

Os alunos do 1° Pelotão CFS realizaram no stand de tiro do IESP a parte prática da disciplina Tiro Defensivo, com pistola calibre .40.

De acordo com as finalidades e métodos de avaliação aplicados pelo Ten PM Palheta aos alunos do 3° Pelotão CFS (postagem anterior), este futuros sargentos tiveram que colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula e nas oficinas práticas de manuseio de armamento.
Vale ressaltar que no momento da realização dos disparos com o armamento, na área prática do stand de tiro, são indispensáveis, a cada aluno, o uso dos equipamentos de segurança e proteção individual, tais como o colete, o abafador e os óculos de proteção.
O oficial Instrutor da Disciplina destaca a participação importantíssima do SGT PM DE LIMA, que vem colaborando grandemente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, em cada instrução prática dos pelotões do CFS, nesta fase da disciplina em que requer maior atenção de cada participante, frente à importância desta disciplina.







SGT PM DE LIMA E TEN PM PALHETA

terça-feira, 26 de junho de 2007

3° Pelotão CFS em instrução prática

Na manhã de hoje os alunos do 3° Pelotão CFS finalizaram a disciplina Tiro Defensivo, com pistola calibre .40, disciplina esta iniciada conforme postado no dia 14 de Junho de 2007.

Nesta instrução os alunos foram avaliados na prática do Tiro Defensivo em alvos a 5, 7 e 10 metros, seguindo a doutrina do Método Giraldi. Porém, apenas acertar os disparos nos alvos não é suficiente para avaliar de forma satisfatória o aluno. Todos os procedimentos de segurança e manejo do armamento são considerados pelo Ten PM Palheta na hora da nota final de cada aluno.






sábado, 23 de junho de 2007

8° Pelotão CFS realiza simulação na disciplina Criminalística Aplicada

Visando capacitar o futuro sargento PM a conhecer os processos básicos relativos à colheita de vestígios em locais de crime, perícias e Laudos de perícias, bem como a busca de provas existentes quando do cometimento de crimes e o procedimento correto em locais de crimes visando a inviolabilidade do local para futuras perícias, foi realizada, no último dia 22 JUN 07, uma simulação, como parte das atividades da disciplina Criminalística Aplicada.
Nesta simulação diversas variáveis foram demonstradas e interpretadas pelos alunos do 8° Pelotão CFS, desde a intervenção de "bêbados", populares, familiares das vítimas e até dos próprios agentes de segurança pública (policiais civis e militares, peritos criminais, etc) ao chegar a um local em que ocorreu um crime.

Os objetivos da disciplina:
  1. Dotar os alunos dos conhecimentos gerais e específicos de criminalística, sensibilizando-os para a importância do isolamento e a preservação de locais de crime ou corpos de delito posteriormente levantados, a fim de que a investigação pericial possa reconstituir a dinâmica física do evento criminal ou confirmar, na dinâmica do procedimento investigatório, teses ali propostas.
  2. Identificar os princípios básicos das perícias em geral, técnicas, metódicas e procedimentos aplicáveis às perícias externas e internas (laboratório), relacionando-os com as ciências em geral, com as inovações tecnológicas e identificando a importância de tudo em todas as fases da ação policial.




terça-feira, 19 de junho de 2007

Vídeo "erro de abordagem" para baixar.

Erros_de_abordagem.wmv

Leis para baixar!!!

Lei de Organização da PMPA
Lei Nº 6.833 de 13 FEV 2006 - Código de Ética da PMPA
Lei Nº 6.626 de 03 FEV 2004 - Ingresso na PMPA
Lei Nº 6.669 de 27 JUN 2004 - Carreira de Soldados e Cabos PM e BM do Pará
Lei Nº 6.626 de 03 FEV 2004 - Ingresso na PMPA
Lei Nº 6.827 de 07 FEV 2006 - Soldo dos Soldados igual o Salário Mínino


Para baixar faça o seguinte:

1) aguarde alguns segundos até aparecer o seguinte texto na tela:

This file has been stored on the publisher's virtual drive within 4shared.com online file storage. The file is shared for public access and download. Publisher is responsible for the content of the file.


Downloads: 0Uploaded: 2007-06-19
URL:
Comments: Add Last download: Never Download file


2) Em seguida click em Download file.


Pedidos de Leis, decretos, etc é postar um comentário abaixo ou solicitar por email - cfap.pmpa@gmail.com

sábado, 16 de junho de 2007

1.800 vagas - Abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Militar

Começam nesta terça-feira (12), as inscrições para o Concurso Público da Polícia Militar do Estado, nos postos de atendimento da “Big Serviços” (rede de farmácias “Big Ben”), das 9h às 19h, exceto aos domingos.

Em Belém, as fichas de inscrições estão sendo entregues nos seguintes locais: ginásio de esportes da Escola Superior de Educação Física (UEPA campus III), na avenida João Paulo II, bairro do Marco; ginásio de esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA), na rua Augusto Corrêa, bairro do Guamá, próximo ao segundo portão; e no estacionamento do Shopping Center Castanheira (3º piso), na BR-316, Km 0. Nos demais municípios, os locais estão discriminados no edital.

Serão ofertadas 1.800 vagas, entre oficiais e praças, sendo 1.700 para o Curso de Formação de Soldados (CFSD) e 100 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). A faixa etária vai de 18 a 27 anos até o encerramento das inscrições, de acordo com o edital do concurso e a Lei de Ingresso da Polícia Militar do Pará (Lei nº 6.626, de 03 de fevereiro de 2004).

A taxa de inscrição, para ambos, é de R$ 30 reais. Para admissão no CFSD é exigido cursar ou ter concluído o 1º ano do ensino médio até o dia 7 de julho (término das inscrições); e para o quadro de oficiais, nível médio completo. As alturas mínimas para os candidatos são de 1,60 metro para mulheres e 1,65 metro para homens.

Os candidatos de outros Estados da federação terão de prestar o concurso em um dos 11 municípios que constam no edital. Não haverá vantagem para candidatos que prestam ou já prestaram algum serviço militar.

A realização do concurso e lotação do candidato aprovado no CFSD será no mesmo município onde o candidato fizer a sua inscrição. O CFO vai ocorrer no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP).

Etapas - Ao todo o concurso vai ser realizado em quatro etapas. A primeira etapa corresponde ao exame intelectual, no dia 26 de agosto, de caráter classificatório e eliminatório, abrangendo questões objetivas de língua portuguesa, redação (apenas para CFO), matemática, história do Brasil e geografia do Brasil.

Durante os dias 17 a 21 de setembro ocorrerá a avaliação psicológica (2ª etapa) e, em seguida, os exames antropomórfico, médico e odontológico, de 1 a 5 de outubro, na 3ª etapa.

A quarta e última etapa será o exame de aptidão física (22 a 29 de outubro), que irá testar a capacidade e o desempenho individual de cada candidato. O resultado final do concurso será divulgado até o dia 14 de novembro de 2007.

As inscrições para o concurso da PM devem ser feitas até o dia 7 de julho.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social da PMPA - (91) 3277 5623 (www.pm.pa.gov.br)

Fundação de Amparo, Desenvolvimento e Pesquisa (Fadesp - (91) 4005 7446 / 3249 5116 / 3249 3426 (www.fadesp.org.br)
Fonte: site da PMPA

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Instrução de Defesa Pessoal para o 2° Pelotão CFS

A disciplina Defesa Pessoal, atividade eminentemente prática, já está sendo ministrada ao efetivo do 2° pelotão CFS e visa capacitar os policiais à execução, com qualidade, de técnicas de defesa pessoal básica com movimentos de fácil aprendizagem e melhor eficiência, com vista a utilizar em último caso o armamento nas ocorrências Policiais.
Dentre os objetivos destaca-se:
  1. Padronizar técnicas e movimentos motores na execução da defesa pessoal básica que visem à consciência corporal.
  2. Exercitar a evolução da mecânica dos movimentos, mediante os fundamentos da visão holística.
  3. Possibilitar o uso de estratégias de avaliação da hora e momento exato para execução consciente, eficaz e segura da técnica a ser aplicada.
Dentre essas técnicas o instrutor da disciplina 3° SGT PM Nascimento dá enfase ao treinamento técnico e aplicação tática do bastão policial tipo II (tonfa), como o próprio militar comenta:
"Esse treinamento tem como objetivo principal, o despertar do profissional de segurança pública, da importância de que a mesma passou a ter, para melhor desenvoltura, em seus atendimentos à população em geral. Devendo-se destacar que na própria formação deste profissional, em todos os curso de formação da Corporação, já possuem instrutores capacitados e sintonizados com os preceitos dos direitos humanos, tanto assim, que hoje nesta formação se aprende os princípios para o uso legal da força, que são os seguintes:
1) Legalidade - proporcionalidade;
2) Necessidade - oportunidade.
Tendo ciência desses princípios, já observamos uma grande diminuição das queixas por abuso de autoridade. Após a introdução do bastão policial (tonfa) na Polícia Militar do Pará, o aluno em formação passou a ter mais confiança em outra opção de ataque e defesa, mesmo com a utilização da força, sem precisar chegar ao seu uso extremo (arma de fogo)."

SGT PM NASCIMENTO
Faixa preta 4° DAN











Ordem Unida com Fuzil 7,62

O 2° Pelotão CFS, através da disciplina ordem unida, executa movimentos com fuzil 7,62.

O objetivo da disciplina é habilitar o futuro sargento PM a enunciar, identificar e executar comandos e movimentos de ordem unida com sincronismo, marcialidade e garbo militar, permitindo-lhe executar a postura e a liderança primordial ante ao grupo militar a si subordinado solidificando sua correspondente posição funcional pela competência.

A ordem unida influencia na disciplina policial militar, no espírito de cooperação, no condicionamento físico e nas atividades operacionais.


SGT PM DE LIMA - Instrutor de Ordem Unida