quarta-feira, 26 de março de 2008
O QUE É O PROERD
PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é desenvolvido pela Policia Militar do Estado do Pará e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental.
COMO SURGIU?
O PROERD surgiu nos Estados Unidos em 1983, na cidade de Los Angeles EUA, e se expandiu rapidamente para mais de 50 paises no mundo.
PROERD NO ESTADO DO PARÁ
O PROERD teve inicio no Estado do Pará, em agosto de 2003, com os Instrutores: Ten Formigosa, Sgt. Tadeu e Sgt. Araújo, nos municípios de Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Correa, que foram os precursores na divulgação e aceitação tão logo conheceram as vantagens do Programa. Cada Prefeitura e SEMED, através de parcerias formadas com empresas e a sociedade civil se unem para a aquisição das cartilhas, camisetas e outros materiais, necessários a execução do Programa contemplando as escolas que aderiram à rede de proteção contra as Drogas.
Hoje já formou aproximadamente 17.000 alunos, contemplou 187 escolas e 385 turmas, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Igarapé-Açú, Igarapé-Miri, Castanhal, Barcarena, Augusto Corrêa, Bragança, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e Itaituba.
Se existir um esforço Cooperativo, entre Polícia Militar, Escola e Família as atividades do PROERD, superarão todas as expectativas, sendo assim, de grande importância essa integração no âmbito educacional, atuando de forma preventiva.
Esta é uma das novas formas de atuação de responsabilidade social, que as Polícias Militares do Pará e de todo o Brasil, assumem com a sociedade, oferecendo às famílias, aos educadores e aos educandos, uma capacitação com o objetivo de manter “Nossas crianças longe das Drogas”.
ESCOLAS ATENDIDAS DE 2003 A 2007:
- 203 Escolas, 421 Turmas, num total de 17.000 alunos;
- TOTAL DE 2007: 54 Escolas com total de 3.440 alunos
O CURSO
Desenvolvido no ambiente escolar, o PROERD envolve crianças na faixa etária dos 9 aos 12 anos do ensino fundamental, concentrando na 4ª e 6ª série.
HABILITAÇÃO DOS DOCENTES
O corpo de Facilitadores do PROERD é formado por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a treinamento especifico organizado em um cruso de 80 horas/aula, especialmente treinados, que em encontros semanais de uma hora de duração na sala de aula, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que além de estimular as crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policia/cidadão.
O PROERD E A MARINHA DO BRASIL
Além da fiscalização do tráfego aqüaviário, a Marinha do Brasil, através da “OPERAÇÃO CHANCE PARA TODOS”, tem por objetivo prestar assistência cívico-cocial (ACISO) às comunidades ribeirinhas, por meio de atendimentos médico-odontológicos, palestras sobre a Segurança da Navegação na Amazônia que visa a reduzir os índices de escalpelamento causado por eixos descobertos.
No âmbito extra-MB, a Operação conta com a participação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, do Ministério Público, com o programa “O MP e a comunidade”, da Defensoria Pública, com o programa “Balcão de Direitos”, da Polícia Militar do Pará, através do PROERD com palestras sobre drogas e violência, Polícia Civil e Polícia Federal, a fim de levar cidadania aos ribeirinhos, por meio de serviços como: Emissão de documentos, orientação e conscientização do cidadão quanto aos seus direitos e deveres, o conhecimento dos malefícios causados pelas drogas, prestação de assistência jurídica e médica gratuita, orientação legal e facilidade de acesso à Justiça.