quarta-feira, 19 de setembro de 2007

4° Pelotão CFS em Instrução de Tiro

O 4° Pelotão do CFS pôs em prática os conhecimento adquiridos referente a disciplina Armamento, munição e tiro defensivo. A ênfase aqui é o método Girald de preservação da vida.

A disciplina ministrada pelo 1° Ten PM Josimar, instrutor do método, teve como prática inicialmente com a pistola PT 940, calibre .40 mm, utilizada pela Corporação. Posteriormente será praticado com a carabina Magal .30mm.

Vale ressaltar a participação e apoio do Sgt PM Machado e o Al CFS PM Tobias durante a prática.



Sgt PM Machado


AL CFS Cunha, Tobias e Edson Lira

1° TEN PM JOSIMAR - INSTRUTOR

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Destaque do mês – AL CFS PM Mariano

O Aluno Mariano do Curso de Formação de Sargentos PM consagrou-se campeão do torneio de Judô, na categoria até 70 kg, realizado no dia 11 de setembro, por ocasião dos eventos esportivos em comemoração ao aniversário de criação do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).

Faixa preta 1° DAN em Judô, o Al CFS PM Mariano, vem se destacando no referido curso em atividades que requerem alta capacitação profissional, bem como, as que demonstram o cuidado e zelo pelo aprimoramento técnico-profissional.

Dentre essas ações foi protagonistas de um heróico salvamento, no dia 01 de julho, por volta das 10:20h, quando de serviço de policiamento ostensivo na praia de outeiro.

Mariano ao perceber que um adolescente estava se afogando, foi de encontro ao mesmo e ao retirá-lo da água observou que o mesmo estava desacordado. Ao preceder de imediato, ações de pronto-socorrismo, tais como massagem torácica e respiração boca-a-boca, a vítima respondeu positivamente, sendo então conduzido para o Posto do Corpo de Bombeiros para melhor acompanhamento. Neste local o adolescente se identificou como Jhonatan Costa Silva, de 12 anos de idade.


terça-feira, 11 de setembro de 2007

Finais de semana tranquilos em outeiro

A comunidade de outeiro, assim como, aqueles que frequentam as praia da ilha nos finais de semana tem percebido que a tranquilidade agora faz parte de seu cotidiano.


Durante os finais de semana Oficiais, praças e alunos deste centro de ensino garantem a segurança aos banistas que frequentam as praias da Ilha, uma das razoes pela qual outeiro ficou de fora das estatísticas de crimes durante a operação verão 2007, segundo dados do Comando da Corporação.

Os policiais são postados estrategicamente nos locais de maior concentração de pessoas, bem como, uma viatura comandada por um oficial faz o patrulhamento preventivo das áreas adjacentes a praia. Viaturas da ROTAM também reforçam o policiamento.

Através do policiamento ostensivo a pé os policiais do CFAP exercitam a interatividade com a comunidade, a manutenção de ações preventivas e principalmente demonstram cidadania, uma das principais metas do comando da Ten Cel PM Susi.


praia de outeiro

guarnição de Alunos do CFS

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Projeto Cidadania AMOR

Projeto Cidadania AMOR – Artes Marciais Operando Resultados nasceu em 2003 e reescreveu o destino de centenas de crianças em situação de risco social em Outeiro.

Implantado pelo Sargento Nascimento tem um objetivo rigorosamente definido: contribuir para um futuro melhor das crianças e jovens. O Sgt Nascimento explica que a idéias surgiu do olhar dele para a situação de risco em que via as crianças e adolescentes nas ruas. "Naquele momento senti que deveria contribuir para o futuro deles", conta o sargento. O resultado hoje são campeões de karatê. Nos últimos dois anos os atletas do projeto "AMOR" têm conquistado títulos nos campeonatos brasileiros. Débora Ellem, 13 anos, é campeã brasileira, Erlana Silva é vice-campeã, assim como, Noeli Souza e Arielson Freitas, que ostentam títulos de campeões nacionais na sua categoria e faia etária.
Atualmente o projeto abriga 325 crianças e adolescentes . As atividades propiciam o resgate da auto-estima, a sedimentação de valores de cidadania e novas perspectivas de vida para crianças e adolescentes.
O crescimento na formação de campeões na vida tem sido notável, em 2005 foram 11 atletas do projeto para a disputa do campeonato brasileiro, no ano passado esse número subiu para 19 e 4 deles trouxeram para o Estado os títulos brasileiros.
O próprio sargento Nascimento é faixa preta em karatê, com o domínio de mais três artes marciais, judô, jiu-jitsu e Tai-kendô.
As aulas são ministradas pelo próprio Sgt. Nascimento nas dependencias do CFAP, com apoio incondicional da Ten Cel PM Susi, comandante da Unidade.

A mais recente vitória do projeto AMOR foi na participação da IX Copa SOFHOS – 2007, onde o equipe obteve 16 campeões, 09 vice-campeões e 10 terceiros lugares.